Liturgia para Pacto de Amizade (Adelfopoiesis, rito que sela Amizade na história da Igreja)

Vivendo em Comunhão
7 min readMar 17, 2024

--

Pinturas de Noemi e Rute, Davi e Jônatas e SãoSérgio e São Baco. Icones da Amizade.

Loonge de ser uma liturgia dogmática e rígida, o que proponho a seguir é baseado na minha experiência e de pessoas próximas. Sintam-se à vontade para adaptá-la. O importante é celebrar a Amizade.

Por Reginaldo dos Santos Gomes (Casa Aelredo)

  1. (Faz-se o sinal da cruz) Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.
  2. Nos reunimos aqui como filhos e filhas de Deus. Não somente isso, mas nos juntamos como irmãos e irmãs pela fé. Fé que nos alcançou e nos levará para a nossa vida futura após a morte.
  3. T: Cremos que aquele que começou a boa obra em nós, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1.6).
  4. Deus é Amizade, já dizia o abade medieval Aelredo de Rievaulx. A Santíssima Trindade de Amor sempre teve uma existência plural. Sendo assim, A Santíssima Trindade sempre viveu em Amizade. Quando Deus criou o homem, logo aprendemos uma grande lição sobre o convívio social.
  5. T: Não é bom que vivamos em solidão (Gênesis 2, 18).
  6. Essa valiosa lição nos acompanha até os dias de hoje e estará conosco para sempre. Olhemos agora para grandes exemplos de Amizade ao longo da história da redenção.
  7. A Amizade, verdadeiramente, torna as pessoas comprometidas com a vida uma da outra. Vemos isso na história de Rute e Noemi. Rute tinha toda liberdade de deixar sua sogra e voltar para sua terra natal. Mas no meio do caminho havia uma Amizade. Uma belíssima Amizade surgiu entre Rute e Noemi. Rute não pôde deixá-la e nos deu uma das declarações mais belas sobre Amizade.
  8. T: Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus. Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que o Senhor me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe! (Rute 1, 16–17 ).
  9. Essa Amizade é muito abençoada. É dito que Rute é melhor para Noemi do que sete filhos (Rute 4,1). Essa declaração é feita em uma época em que ter descendentes era considerado símbolo de bênção. A Amizade de Rute foi mais abençoadora que sete filhos. O vínculo escolhido se sobrepõe ao laço sanguíneo
  10. Descendente de Rute, Davi protagoniza um dos maiores exemplos da história da humanidade sobre Amizade. Logo que Jônatas o conheceu temos o seguinte relato:
  11. T: Depois que Davi terminou de falar com Saul, formou-se de imediato um forte laço de amizade entre ele e Jônatas, filho do rei, por causa do amor que Jônatas tinha por Davi Jônatas assumiu um compromisso solene com Davi, pois o amava como a si mesmo. Para selar essa aliança, Jônatas tirou seu manto e o entregou a Davi, junto com sua armadura, sua espada, seu arco e seu cinturão. (1 Samuel 18. 1, 3–4).
  12. A partir daí surgiu uma grande Amizade. A exemplo desses Amigos nos reunimos aqui, para selar mais uma Amizade. A Amizade que tem uma pausa com a morte de Jônatas nos deixou um doloroso e genuíno lamento:
  13. T: Como caíram os valentes na batalha! Jônatas está morto sobre os montes. Como choro por você, meu irmão Jônatas, quanto eu o estimava! Seu amor por mim era precioso, mais que o amor das mulheres (2 Samuel 1, 25–27)
  14. Davi teve várias mulheres, mas nesse relato, ele abre o seu coração sobre a importância da Amizade de Jônatas. A Amizade não teve fim com a morte de Jônatas, Davi deu continuidade ao pacto beneficiando o filho do Amigo. Evidenciando que um compromisso de Amizade estende-se até depois da morte e alcança famílias. A Amizade é mais forte que a morte.
  15. Diante desses exemplos grandiosos, não podemos nos iludir que a Amizade sempre gerará bons amigos e amigas. O exemplo do justo Jó nos lembra muito isso. Por isso clamamos,
  16. T: Trindade de Amizade, não permitais que sejamos como os Amigos de Jó (Jó 4). Que saibamos ouvir e acolher, que não haja rapidez em julgar em nossas intenções e ações mas compaixão e amabilidade.
  17. A literatura sapiencial tem muito a nos ensinar. Faz-nos ver que a vida não é linear. Nossa relação com Deus e com o próximo não se dá a partir da meritocracia, mas é um constante derramar de graça. Davi escreveu um cântico de romagem que traduz muito bem o espírito da Amizade.
  18. T: Oh! como é bom, como é agradável os irmãos morarem juntos! (Salmo 133,1, CNBB)
  19. Davi expressa uma situação ideal, na qual a distância não é um empecilho. A unidade que deve haver entre pessoas Amigas é tamanha, que transcende as barreiras geográficas. Nas palavras de São Francisco parafraseadas pelo papa Francisco:
  20. T: Feliz quem ama o outro, o seu irmão , tanto quando está longe, como quando está junto de si ( Fratelli Tutti, n. 1).
  21. Passemos agora para o livro de Provérbios e nos deixemos envolver por esses maravilhosos conselhos.
  22. T: Quem busca a Amizade, encobre as faltas; quem volta a elas, separa os Amigos (Provérbios 17. 9, CNBB).
  23. Para que vivamos uma santa Amizade, é necessário que haja disposição para perdoar.
  24. T: O Amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade (Provérbios 17. 17).
  25. A tarefa da pessoa que é Amiga é uma tarefa constante. Não amamos apenas nos momentos bons, ou apenas nos momentos ruins. Amamos a todo tempo.
  26. T: Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro (Provérbios 27. 17).
  27. A Amizade é uma escola de virtude. É uma constante lapidação de caráter.
  28. A pessoa que, deliberadamente, escolhe estar sozinha não está sendo apenas egoísta, ela está em desvantagem diante das adversidades. A seguir um antigo livro condenado como apócrifo nos traz grandes lições.
  29. T: Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme o Senhor, achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante. (Eclesiástico 6, 15–17, Bíblia Católica online)
  30. O conselho que recebemos é que as Amizades são curadoras e que as pessoas que temem a Deus encontrarão tal Amizade. Sabemos que nem sempre é assim, vemos pessoas justas sendo privadas de Amizades leais. Façamos uma pequena prece por elas.
  31. T: Senhor, agradecemos pela graça recebida de ter Amigos e Amigas. Neste momento, intercedemos por aquelas pessoas que, sem querer, encontram-se sozinhas, privadas de Amizades. Conceda a elas a graça de ter Amigos e Amigas. Que o Espírito Santo proporcione condições favoráveis para o desenvolvimento de Amizades. Em nome de Jesus rogamos, amém.
  32. Agora, contemplemos as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo.
  33. T: Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos. Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo de escravos, pois o senhor não faz confidências a seus escravos. Agora vocês são meus amigos, pois eu lhes disse tudo que o Pai me disse. Vocês não me escolheram; eu os escolhi. Eu os chamei para irem e produzirem frutos duradouros, para que o Pai lhes dê tudo que pedirem em meu nome. Este é meu mandamento: Amem uns aos outros. (João 15, 13–17).
  34. Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Amigo, olha para cada Amigo e Amiga e diz: não foram vocês que se escolheram, mas eu vos escolhi um para o outro, para que se amem e deem bons frutos. Sigam meu exemplo e se amem até depois da morte. Caminhemos para o final e leiamos uma paráfrase do apóstolo São Paulo
  35. T: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver Amizade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e co­nhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver Amizade, não sou nada. Ainda que distribuís­se todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver Amizade, de nada valeria! A Amizade é paciente, a Amizade é bondosa. Não tem inveja. A Amizade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A Amizade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência se findará.
  36. Amizade é amor, sem amor não somos nada. Sem a Amizade não somos nada. Portanto, selamos hoje a Amizade entre _____ e ______. A partir de hoje, vocês serão uma única alma habitando em dois corpos. Essa unidade os acompanhará até depois da vida, quando nossos corpos forem ressurretos.
  37. T:Trindade de Amizade, infundi em nossos corações o mesmo espírito fraterno que há em vós. Que haja em nós o mesmo compromisso que havia entre Noemi e Rute. Que sejamos melhores do que sete filhos. Que haja em nós a mesma lealdade que havia entre Jônatas e Davi. Que os benefícios de nossa Amizade alcancem nossas famílias. Que passemos longe dos exemplos dos Amigos de Jó, ajudai-nos a ouvir sem pressa. Que possamos contribuir para o desenvolvimento de virtudes na vida de outras pessoas. Que nos amemos em todo tempo. Que venhamos imitar o exemplo de Jesus e nos amar até depois da morte. Que esta Amizade dê muitos frutos, faça bem à Santa Igreja e para o mundo. Que possamos cultivar cada vez mais Fé, Esperança e Amizade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo..Amém.

--

--

Vivendo em Comunhão

Iniciativa fraterna interessada em promover a perspectiva cristã saudável sobre gênero, sexualidade, raça, Comunhão, Amizade e Hospitalidade.